Não há como negar: os papéis de parede são hit na decoração de qualquer ambiente. Na galeria abaixo, selecionamos fotos de quartos de casal em que eles são os verdadeiros protagonistas.

Neste quarto em um apartamento em Copacabana, no lugar de uma cabeceira convencional, é o lambri branco que emoldura a cama e oferece o arremate para o papel de parede estampado de azul e branco (Covering). O visual é de praia romântica, como a moradora queria. Quadros de borboletas da Toute Chose e colcha da Brasil Interiores. Reforma da L+O Arquitetos Associados.

Maria Luiza Negreiros foge a qualquer estereótipo de ambiente feminino e cria uma suíte pautada pelo aconchego da madeira, empregada em dois tons no piso e nas paredes para o espaço Suíte da Filha. A circulação é mantida livre, graças aos móveis fixos. Além de lugar de descanso, o quarto abriga uma mesinha de estudos, próxima ao closet, e uma poltrona confortável para ler ou ver TV. A iluminação que incide no par de espelhos venezianos cria um lindo efeito no teto.

O projeto Loft do Golfista, da arquiteta e designer de interiores Viviane Tabalipa, tem um quê escocês. Isso graças ao papel de parede xadrez, aos painéis em madeira que criam boiseries e às tonalidades de bege, verde musgo e vinho escolhidas para a ambientação. O piso vinílico em PVC é reciclável e contribui para a economia na climatização, além de conter propriedades termoacústicas. As peças de design exclusivo são da Villa Batel, e os tecidos, da linha Escot.

As arquitetas Leticia Pires, Didácio Duailibe e Flávia Duailibe apostam no estilo rústico em uma versão feminina, com tons rosé, bege e pastel para o Quarto Menina. Detalhes em couro, aço e madeira marcam a personalidade do espaço, que também mescla tecidos, papel de parede, cimentícios e piso vinílico amadeirado.

Neste quarto em São Bernardo do Campo (SP), o papel de parede dá suavidade ao espaço. “Os clientes optaram por ousar pouco nas cores e decoração, e o revestimento foi fundamental para dar graça ao ambiente”, explica a designer Ana Claudia Muta, responsável pelo projeto.

As cores neutras e as folhagens que estampam o papel de parede deste quarto de casal em São José (SC) foram uma encomenda dos moradores. “Os clientes queriam que uma das paredes fosse destacada, e o papel de parede atendeu a esse pedido”, conta a autora do projeto, a designer de interiores Marina Sá.

Neste apartamento em Salvador (BA), a arquiteta Marta Aroucha optou por um papel de parede com flores estilizadas em tons de marrom, bege e prata. “A cliente pediu uma estampa floral mais neutra, porque é um quarto de casal”, explica a arquiteta.

Mesmo com o predomínio do branco, o quarto de 20 m2 reformado pelas arquitetas Carmen Zaccaro e Marise Kessel manteve a sensação de conforto. “O ambiente tinha uma base de madeira escura, que trocamos pelo lambri laqueado. Com isso, pudemos usar a cor para pontuar a decoração”, justifica Carmen. O turquesa aparece no papel de parede (na Orlean) e no conjunto de jarro e copo sobre o criado-mudo.

O fundo branco da cabeceira e do papel de parede, combinados aos móveis de madeira, permitem ousar nas estampas. A do papel (Miranda Green) combina com o floral da roupa de cama (Villa Nova). O quarto foi decorado pela designer de joias Brenda Vidal.

O papel de parede (coleção Grafismo, linha Azulejo, da Bobinex) foi a base para escolher os demais elementos coloridos no quarto, projetado pela arquiteta Juliana Savelli. O rosa na parede e nas almofadas, e o amarelo da mesa lateral (Modelo Rolling, de aço. Tok & Stok) trazem alegria ao branco.

Para aproveitar a cama antiga comprada numa loja de usados, a pintura original (verde-claro com frisos dourados) foi trocada pelo off-white. Assim, o móvel se encaixou bem na decoração neutra do quarto, que permitiu uma luminária de pé com cúpula preta, original dos anos 1950 (Herança Cultural), e a almofada verde e amarela. Roupa de cama da Trousseau. O projeto é assinado pelo designer de interiores Omar Assais.

A base neutra deste quarto permite ousar nas cores do papel de parede (da loja virtual Wallpaperfromthe70s) e da roupa de cama (Auping).

Inspirada pelo traço contemporâneo das obras de arte que coleciona, a arquiteta Gisele Taranto resolveu adotar um estilo mais vibrante e colorido na decoração deste quarto. Ela sugeriu animar o ambiente com o papel de grafismos azuis criado pela estilista inglesa Vivienne Westwood (Poeira). A laca amarela brilhante mudou a cara das mesas de cabeceira. Abajures da Kartell, roupa de cama branca da Trousseau e manta laranja da Missoni Home (Poeira). Misturar cores, é claro, tem seu segredo: “O essencial para fazer o mix funcionar bem é não errar na base. Quanto mais neutra, melhor”, revela Gisele.

A moradora queria um quarto “clean” com um toque feminino. Por isso, a arquiteta Marta Aroucha escolheu um revestimento floral para a parede. O ambiente, de 10,6 m² ainda conta com uma cabeceira de MDF fendado e laqueado de branco.

Para este quarto de 10, 2 m², a arquiteta Marta Aroucha optou por um papel de parede geométrico para revestir a parede atrás da cama. A cabeceira foi estofada com seda sintética.

O casal queria um quarto integrado com a varanda do apartamento e, dentro do ambiente, uma mesa para café da manhã. Para o espaço de 15 m², as profissionais Andrea Lago e Priscila Diniz optaram por uma cabeceira com acabamento de laca.

O quarto, de 19,30 m², foi projetado pela arquiteta Marta Aroucha. O destaque do ambiente está no papel de parede floral, com o fundo da mesma cor da tinta colocada nas outras paredes.

Este quarto de casal, de 10 m², foi projetado pelos arquitetos Débora Dalanezi e Marcello Sesso. A cabeceira da cama, destaque do ambiente, foi feita de forma diferente: “é de madeira, varão cromado e couro sintético branco”, contam os profissionais.

Os moradores queriam um ambiente personalizado, colorido e com soluções rápidas. A arquiteta Thais Lenzi Bressiani optou por um papel de parede geométrico para decorar o quarto de 11 m².

Este quarto, de 11 m², foi projetado pela designer de interiores Patricia K Pasquini. O ambiente traz um papel de parede que imita couro quadriculado, cabeceira estofada revestida com linho e um pendente amarelo.
Já utilizou papel de parede na decoração da sua casa? Compartilhe suas fotos conosco!
Fonte: casa.abril.com.br