Lei do Inquilinato – Direitos e deveres do proprietário e do inquilino

Lei do Inquilinato – Direitos e deveres do proprietário e do inquilino

Comentários

  
  1. LUZIANE Ferreira da Silva diz:

    Bom dia mudei para uma residência à 2 semanas, e o proprietário não quer arcar com reparos que tem que ser feito no telhado, onde só está mal escorado es madeiras velhas correndo um sério risco de cair. E o pior que ele que que eu coloque meu nome nas contas de água e luz. Sendo que as contas já estão no nome de uma mulher qual eu pensei que fosse sua esposa e não, já é de outra inquilina. Então se eu colocar meu nome é quando sair da residência outros inquilinos fizerem uma dívida nas contas meu nome que irá pro SPC E SERASA, gostaria de saber de vocês se isso é direito dele me obrigar a trocar por meu nome??

  2. João Rafael T Chiappetta diz:

    Uma informação……. O aluguel não é pago até o 7º dia útil de cada mês ??

  3. Mauricio Silveira diz:

    Boa tarde, João!

    Cada locação tem uma data de vencimento. Confira o seu contrato de locação.

    Abs!

  4. Mauricio Silveira diz:

    Boa tarde, Luziane.

    As contas de água/luz devem ficar em nome do inquilino e as mesmas devem ser transferidas de volta para o proprietário no caso de desocupação do imóvel.

    Abs!

  5. Alana diz:

    Boa noite.
    Aluguei um quarto verbalmente, em uma residencia. Devido ao trabalho, fico fora periodicamente por mês. Forneci minha agenda, referencias de pessoas e todos meus contatos para quaisquer fatos.
    Durante um contrato fora da cidade, nesse segundo semestre, comuniquei que iria ficar ausente um periodo maior, pois não conseguiria retornar mensalmente, e foi aceito.
    Agora quando retornei, ela me impediu de entrar, disse que realocou o quarto, arrombando e retiramdo meus pertemces, os quais só retomarei depois de pagar o mês agora em aberto.
    Pretendo processar e só paga-la em juizo, entretanto, preciso dos meus pertences e conferir o estado dos mesmos.
    Tenho esse direito? No que me embasaria?

  6. João Pedro diz:

    Boa tarde,
    Gostaria de tirar um dúvida. Aluguei uma casa, porém a um tempo estamos sofrendo de uma infestação de pulgas na casa inteira. Lembramos que não temos cachorro e nenhum animal que possa ter trago esse bicho a nossa casa, e sim na casa tinha um canil que possivelmente o antigo morador tinha um cachorro que possa ter infestado o local. Entendendo um pouco de pulgas, elas vivem cerca de 3 meses sem se alimentar, por tanto elas já estavam na casa e quando nos mudamos para lá, elas começaram a nos picar (sim, pulgas tambem se alimentam de pessoas) e assim se reproduzir novamente. Já fizemos o possivel para combater esse problema e sem sucesso, restando apenas dedetizar o local para acabar com o problema. Enfim, a imobiliaria não quer arcar com esse custo, já que esse bicho já tinha na casa, e nem ao menos dividir o valor com nós inquilinos e ainda nos informou que ao devolver-mos a casa temos que dedetizar pois caso o próximo morador note o problema e avise-os, seremos processados pela imobiliaria por termos causado esse problema. GOstaria de saber se realmente a imobiliaria e nem o proprietario deve se responsabilizar ou ao menos dividir os custos?
    Agradeço desde já.

  7. Imóveis Dorna diz:

    Alana, boa tarde.

    I ideal é entrar em contato com um advogado para que seu caso seja avaliado corretamente.
    Caso precise, temos uma equipe de advocacia.

    Abraço!

  8. Imóveis Dorna diz:

    João,

    Neste caso, existe alguma reclamação sua documentada? E-mail, protocolo, gravação telefônica?
    O ideal é que consulte um advogado para avaliar mais corretamente o seu caso e assim tomar as medidas legais cabíveis para tal situação.

    Caso precise, entre em contato para agendarmos uma reunião com a nossa equipe de advocacia.

    Abraço!

  9. João Pedro diz:

    Boa tarde.
    Obrigado pelo retorno.
    Nós encaminhamos o e-mail para imobiliaria informando do problema, a mesma nos retornou solictando que fizessemos orçamentos com as empresas de dedetização, porém quando enviamos, falaram que iam ver com o proprietario e discutir como faria. No dia seguinte nos ligou dizendo que não iam arcar com nada, que nós que tinhamos que correr atras e que se tivessemos encomodados, para procurar outra casa. Falta de respeito.
    Sim, irei entrar em contato para uma reunião.
    Obrigado.

  10. keyla mazini diz:

    queria saber se o proprietário do imóvel do meu comercio pode cobrar o aluguel basiando-se no metro quadrado do imóvel
    aguardo resposta
    grato

  11. Imóveis Dorna diz:

    Boa tarde, Keyla.

    Os valores dos alugueis são determinados levando em consideração dois fatores principais: Metragem e localização.

    Portanto, quando o proprietário cobra o valor do aluguel baseando-se na metragem do imóvel, ele tem razão de o fazer assim.

    Abraço!

  12. alberto vieira diz:

    O vencimento de meu aluguel é impreterivelmente todo dia 30 de cada mês, diz o meu contrato, posso pagar com 6 dias úteis apos esta data sem correção? O que diz a lei?

  13. Bruna Almeida diz:

    Olá,Boa noite. Gostaria que você tirasse uma dúvida que vem me tirando o sossego esses dias. Meu esposo e eu,queremos comprar uma casa,sendo que enquanto não aparecia ninguém pra compra,a proprietária do imóvel colocou para alugar. O inquilino, tem interesse na casa, de compra-lá, mas ele não tem o dinheiro pra comprar o imóvel e também entra a questão dos proprietários, que colocaram a casa a venda por motivo de viagem, precisam do dinheiro para ir para outro estado, pois o rapaz dono da casa tem uma entrevista de emprego nesse outro estado. O que pode ser feito nessa situação? O inquilino, fez umas alterações na casa sem o consentimento dos proprietários, não quis assinar o contrato, ou seja, eles so tem um contrato verbal. O inquilino sabia que, a casa estava a venda e que a qualquer momento poderia chegar um comprador. Como nós aparecemos, ele ta dificultando mt as coisas, ele pediu da proprietária 1.500 reais para desocupar o imóvel, ele argumentou que tinha modificado algumas coisas na casa,é que queria esse valor agora na saída da casa. Sendo que a proprietária não sabia dessas modificações e na verdade,nem precisava,pois ele achava q a casa ia ser dele. O que pode ser feito?

  14. Bom dia ja estou no segundo ano de meu contrato,moro numa casa no fundo do quintal até o momento estava tudo bem,mas comecei a trabalhar de cuidadora de uma sra e meu filho e minha nora dormiram aqui na casa ela xingou meu filho dizendo q ela alugou a casa pra uma pessoa gostaria de uma opinião ela pode proibi-los de ficar em minha casa em minha ausencia ou não?Sempre paguei meu aluguel certinho na data combinada no contrato assim como agua e luz que divido ao meio como ficou estabelecido no referido contrato por gentileza gostaria que me esclarescessem esta dúvida.
    Desde de ja agradeço abraços.

  15. Fabio de Jesus diz:

    bom dia aluguei uma casa ,e fui viajar quando cheguei vi minha porta arrombada,mas nada levaram quem paga o conserto eu ou o proprietário.

  16. Lucia Albuquerque Ferreira diz:

    Boa Tarde gostaria de saber se a Lei do inquilinato fala sobre aluguel antecipado, se fala qual o trecho que proibe ou aceita, porque o advogado do meu tio cobra antecipado e os inquilinos estão reclamando, no contrato não fala nada e não tem nenhum adendo autorizando isso, obrigado pela atenção e compreensão, Lucia

  17. Luis fernando diz:

    boa noite gostaria de saber qual lei diz respeito a manutenção estruturais de casas de aluguel, gostaria de saber quem tem a responsabilidade de arrumar o defeito se é o proprietario ou inquilino, gostaria de saber qual a lei no caso de ser de responsabilidade do proprietario para eu ter argumentos para conversar…

  18. Vânia Magali dos Santos diz:

    Quero mudar o dia de vencimento do meu contrato de 10 para 15, tenho que fazer acerto de 5 dias? tem lei para isso? qual?

  19. Jose Carlos diz:

    bom dia
    a alguns meses aluguei uma kitnet e pago o aluguel no dia 15 de cada mês porem este mês atrasei e só poderei fazer o pagamento amanha dia 17/12
    avisei o proprietário sobre isso dias antes e ele disse tudo bem sem problema
    no dia 16/12 hoje depois que eu sai para trabalhar ele foi no imóvel começou a forçar a porta para entrar desligou a minha luz e esta me enviando muitas mensagens por celular me cobrando, e esta faltando com o respeito nestas mensagens .
    ele faz isto com os outros inquilinos que ele tem, esta sempre gritando forcando as portas desligando luz ofendendo por mensagem deixando bilhetes nas portas
    mas na hora que a pessoa tenta entrar em contato ele não atende,quando manda mensagem agendando o pagamento ou se pode levar o dinheiro em sua casa
    ele responde a mensagem dizendo que esta tudo bem e pode ficar para o outro dia, como se nada tivesse acontecido

  20. Raquel Borba diz:

    Boa tarde!

    Estou alugando uma casa para meu marido e eu morarmos. Porém eles fizeram um contrato de 30 meses, mas eles querem cobrar uma multa se sairmos antes. Gostaria de saber se depois de 12 meses morando somos obrigados a pagar a multa?

  21. Imóveis Dorna diz:

    Raquel.

    Se e vigência do contrato é de 30 meses, devolver o imóvel antes desse prazo configura uma quebra contratual e a multa é devida, de acordo com a lei.

  22. Luiza Lima diz:

    Boa noite.
    Aluguei uma casa de uma conhecida em março de 2016, com contrato de 1 ano. Porém há 2 semanas ela pediu para eu desocupar o imóvel com urgência, pois quer voltar a morar nele (não entendi, já que ela possui outr casa própria, A que ela mora no momento). Ela quer que eu saia pra ontem e me liga quase todos os dias. Nunca atrasei um aluguel, porém por ser de uma conhecida, cometi o grande erro de não exigir recibo. .. Não que eu ache que ela teria a capacidade de mentir sobre o pagamento, mas nunca conhecemos as pessoas ne. O contrato está no nome do marido, que faleceu há 1 mês, e ela alega que perdeu o contrato dele. Eu tenho o meu, com minha assinatura e dele reconhecidas em cartório. No contrato não diz nada sobre quebra de contrato nem multas. Mas quais são os meus direitos nessa situação? Quanto tempo tenho por lei para desocupar o imóvel? Existe alguma multa? No contrato fala sobre eu devolver o imóvel pintado, mas mesmo com a quebra e tendo que sair “voando” como ela exige?
    Muito obrigada.
    Luiza Lima

  23. Imóveis Dorna diz:

    Boa tarde, Luiza.

    A lei do inquilinato é clara nesse ponto. A quebra de contrato, seja por parte do proprietário, quanto por parte do inquilino, gera uma multa contratual devida à parte lesada.

    O ideal seria termos acesso ao seu contrato de locação e assim podermos avaliar corretamente o caso.

    Caso precise, nossa equipe está a disposição.

    Abs!

  24. Imóveis Dorna diz:

    Luis Fernando,

    Manutenção estrutural é de responsabilidade do proprietário. O restante, fica por conta do inquilino mesmo.

    Abs!

  25. Imóveis Dorna diz:

    Lucia,

    Não confunda advogado com imobiliária! O responsável pela cobrança de alugueis é a imobiliária, não um advogado.
    De qualquer forma, não existe pagamento antecipado. Os pagamentos são feitos após a utilização mensal.

    O que existe é o depósito como forma de garantia locatícia que costuma ser de 3 meses.

  26. Imóveis Dorna diz:

    Fabio,

    Neste caso, o conserto é por parte do inquilino mesmo, pois não se trata de uma questão estrutural e, quando a locação foi efetuada, o imóvel não tinha a porta arrombada.

  27. Imóveis Dorna diz:

    Alberto.

    Se o seu contrato diz que você tem 6 dias úteis para pagamento, provavelmente isso foi um acordo entre o proprietário, a imobiliária e o inquilino.
    Normalmente existe uma data de vencimento e, passada a data, cobra-se uma multa por atraso.

  28. Imóveis Dorna diz:

    Bruna,

    A melhor solução é pagar os R$1.500,00 exigidos pelo inquilino para promover uma desocupação amigável.
    Envolver advogados e processos judiciais só aumentariam o custo e levariam ainda mais tempo.

    Se precisar, estamos à disposição.

  29. Luiza Lima diz:

    Boa tarde.
    Muito obrigada pela resposta. Mas quanto tempo ela deve me dar para sair do imóvel?
    Obrigada.

  30. Danilo diz:

    Bom dia dia 07/12/2016 aluguei uma casa ela está linda paguei os doís meses que o prioritário pediu na primeira chuva a casa está cheia de goteiras tem forro ai espalha para casa inteira ontem eu e minha esposa com as crianças teve q dormir na cozinha pq eo único lugar q não molha nosso Guarda roupa q e novo ja era liguei para proprietário ele fala q vai vim arruma e nunca vem oque eu posso fazer nesse caso?

  31. Imóveis Dorna diz:

    Danilo,

    Neste caso você não deve comunicar o proprietário e sim a imobiliária.

    Esse tipo de manutenção é sim de responsabilidade do proprietário. Caso ele se negue a arrumar, você tem direito à sair do imóvel sem pagamento de multa, além de ser ressarcido pelos prejuízos causados pelo problema em questão.

  32. Imóveis Dorna diz:

    Sueli,

    O contrato de locação determina um numero de moradores no imóvel e ele deve ser respeitado.

    Obvio que existem eventuais visitas de parentes, mas cuidado para que isso não se torne frequente.

  33. Prezados

    Acabei de me mudar, tem 10 dias, para uma casa. Fiz meu contrato direto com o proprietário e paguei dois meses de deposito. tudo com recibo e reconhecido em cartório. a uma semana descobri uma infesta;’ao de cupins em todas as portas da residencia e que a caixa dagua e dividida com a casa de baixo ocasionando falta de agua diária. isso não nos foi passado. e na verdade nos foi dito que as portas tinham sofrido com uma infiltra;’ao e que nunca faltava de água. tentei conversar com o proprietário e fazer a troca das portas e descontar no aluguel. mas o mesmo n’ao aceita. como faco pra resolver as questões? Posso desistir e pedir ressarcimento? Posso processa-la por ma fé? Aguardoa ajuda com informações.

  34. gilmara rodrigues diz:

    gostaria de tirar uma duvida por favor aluguei uma casa verbalmente ,ate ai tudo bem no primeiro mes corte de agua quase fiquei sem energia por fim ,regularizei tudo enclusive tive que passar a conta de energia no meu nome pra ficar ok,tinha conta desde comeso de 2015 sem pagar financiei tudo para pagar e ir descontando no aluguel combinado ,por motivo de doensa atrasei por 25 dias o aluguel do mes dai veio o dono da casa disse pra eu sair de um dia para o outro quais seriam meus direitos sobre isso ,e qual seria o prazo pra minha familia desocupar a casa?obrigado pela atencao mande a resposta pelo gmail por favor

  35. Maria dá Graça diz:

    Olá, gostaria de saber se quando alguém aluga uma kitnet com apenas dois quartos, sala, cozinha e banheiro para morar, nesse caso, um casal com dois filhos, depois de dois meses, traz outra família pra morar junto, casal com um filho, dizendo que é parente, e não vai alterar aluguel por esse motivo… Isso pode?
    Estou indignada com a situação. O contrato dessa pessoa vence em pouco mais de um mês.
    Aguardo resposta.
    Obrigada.

  36. Sandra Andrioli diz:

    Boa tarde, fui informada na tarde de hoje, pelo síndico do prédio onde tenho um apartamento que houve um furto de duas bicicletas dos moradores e o circuito interno de vídeo mostra meu inquilino envolvido no furto. Quais são meus direitos!? Os moradores estão exigindo a saída imediata dos locatários, solicitação justa, diante da insegurança gerada pelo episódio.
    Agradeço a orientação.

  37. vanessa diz:

    oi eu estou passando por uma situacao complicada .o proprietario obrigou meu marido a assinar um papel de desocupacao no cartorio e a gente é autonomo nao temos pra onde ir e tenho uma crianca de 6 a os nao tem mas solucao?

  38. Clif Anderson diz:

    Após o término do contrato não tenho mais interesse em continuar no imóvel alugado. O propietário foi avisado. Fiz a manutenção corrigindo os danos causados, por exemplo: pintura, tampa de vaso, manutenção nos ares-condicionados, limpeza do imóvel, entre outros.
    A dúvida é: até quando o propietário pode ficar com a caução?

  39. Imóveis Dorna diz:

    Maria.

    Os contratos de locação determinam uma quantidade de moradores do imóvel em questão.
    Esse numero deve ser respeitado pelo inquilino.

  40. Imóveis Dorna diz:

    Sandra,

    Esse é um caso delicado, pois envolvem situações não previstas pela Lei do Inquilinato.

    Sugiro que consulte um advogado para detalhar melhor a situação.

    Se desejar, temos uma equipe pronta para atender-lhe na área jurídica.

    Abs!

  41. Imóveis Dorna diz:

    Vanessa.

    Seu contrato está vigente? Se sim, você tem até a data de término do mesmo pra utilizar o imóvel.
    Caso o proprietário exija o imóvel antes do término do contrato, ele é obrigado a lhe pagar a multa contratual.

    Consulte um advogado para garantir os seus direitos.

    Abs!

  42. Imóveis Dorna diz:

    Gilmara, boa tarde.

    Atrasos no pagamento do aluguel geram encargos extras para o inquilino. O não pagamento pode resultar em uma ação de despejo, porém, esse procedimento leva tempo.
    Sugiro que leve o seu contrato de locação para um advogado para avaliar melhor o seu caso.

    Abs!

  43. Imóveis Dorna diz:

    Anderson,

    O proprietário é obrigado a te devolver o depósito caução na entrega das chaves, caso:

    – O imóvel seja entregue depois do vencimento do contrato.
    – O imóvel seja entregue nas mesmas condições que estava quando locado.
    – Não haja nenhum aluguel em aberto.

    Fora essas condições, o depósito deve ser devolvido imediatamente.

    Abs!

  44. Imóveis Dorna diz:

    Tatiana,

    Quando desiste de alugar o imóvel por motivos particulares, ou seja, sem a culpa do proprietário, o inquilino precisa pagar uma multa contratual antes de sair.

    Porém, se ele demonstra que é indesejável morar no local ou que na apresentação da casa ou apartamento não foi informado de algo que comprometa seu bem-estar, por exemplo, uma infiltração não corrigida, falta de água frequente não informada ou qualquer outra característica que inviabilize a habitabilidade do imóvel, é possível fazer essa rescisão sem pagar nada.

    Caso precise de apoio jurídico, entre em contato conosco.

    Abs!

  45. Beatriz diz:

    Gostaria de saber se o proprietário não resolver o problema de armazenamento de água , eu poderei reinscindir o contrato ?

  46. HELAINE ALVES BOTOS diz:

    adorei , as perguntas e respostas me ajudaram muito

  47. Imóveis Dorna diz:

    Beatriz,

    O proprietário é obrigado a entregar o imóvel em perfeitas condições de habitabilidade.
    Caso isso não ocorra, você pode cobrar os seus direitos, se não amigavelmente, judicialmente.

  48. Oscar diz:

    Olá. Sou inquilino e assinei 1 contrato direto com proprietário de 12 meses.Depois de alguns problemas com os vizinhos de cima que não me deixavam dormir cedo, entreguei as chaves faltando 3 meses pra findar o contrato (aluguel de R$ 1.200,00/mes) e está me cobrando multa de R$ 2.700,00. No contrato, foi estipulada multa de 3 salários mínimos. Precisei assinar , pois na época não havia imóvel disponível pra minha necessidade, apesar do valor alto. Também fui informado pelo proprietário que o imóvel já tem outro inquilino pra ocupar semana que vem. Minhas dúvidas são: 1) Apesar de reconehcer a multa, esta não é abusiva? É possível pedir em juízo um cálculo mais adequado? 2) A multa não tem caráter compensatório? No caso do locador já ter outro inquilino, ele não estaria ´´lucrando“ , ao invés de ser recompensando, uma vez que já tem outro inquilino? Grato pela atenção

  49. Luiza diz:

    Boa tarde, aluguei uma casa com contrato de 30 meses e com um deposito de 2 meses. Eu sou a proprietaria e tenho o contrato assinado pelas partes e reconhecido.A locataria abandonou o imovel no dia 2 de janeiro.Ou ,seja mudou-se sem dar explicaçoes ,devendo aluguel,contas de agua e de luz.O seu contrato foi iniciado em 01 de outubro de 2016.Ela nao devolveu as chaves,nao comunicou a saida…Fiquei sabendo, pois alguns vizinhos me informaram sobre a sua saida.Peço sua ajuda ,de como proceder neste caso.Esclarecimentos.Desde ja agradeço .

  50. Marcos diz:

    Sou inquilino a dois anos…
    O imóvel foi vendido! Qual o prazo que pra sair( desocupadar)??
    Grato desde já.

  51. Rafael diz:

    Bom dia!

    Aconteceu a seguinte situação na nossa empresa, um vendaval derrubou uma arvore que por consequência acabou derrubando o poste de luz que fica dentro do pátio da empresa. As despesas de conserto do posto ficam para o locatário ou proprietário?

  52. Imóveis Dorna diz:

    Marcos,

    Segundo diz o Art. 8º da Lei 8.245/91 – Se o imóvel for alienado durante a locação, o adquirente poderá denunciar o contrato, com o prazo de noventa dias para a desocupação, salvo se a locação for por tempo determinado e o contrato contiver cláusula de vigência em caso de alienação e estiver averbado junto à matrícula do imóvel.

  53. Imóveis Dorna diz:

    Luiza,

    Enquanto as chaves não forem entregues, a locação permanece correndo, acarretando multa contratual + honorários advocatícios para o inquilino em questão.
    O ideal seria consultar um advogado para avaliar melhor a situação e tomar as medidas cabíveis.

    Caso precise, temos uma equipe jurídica pronta para atender-lhe.

    Abs!

  54. Imóveis Dorna diz:

    Oscar.

    A multa normalmente é de 3x o valor do aluguel inicial e é proporcional ao tempo restante para finalizar o contrato.
    Por exemplo:

    R$ 1200 (valor do aluguel) x 3 = R$3600,00 (valor total da multa)
    R$ 3600 (valor total da multa) / 12 (período do contrato) = R$300,00 (valor mensal da multa)
    R$ 300 (valor mensal da multa) * 3 (meses remanescentes do contrato) = R$900,00

    Neste caso, o valor correto da sua multa seria de R$900,00.

    O ideal é consultar um advogado para que seu caso possa ser estudado e avaliada a possibilidade de pedir em juízo um calculo mais adequado.

    Quanto ao caráter compensatório, você tem razão, mas dificilmente um juiz vai considerar dessa forma. A multa é um direito do proprietário, ele locando para outra pessoa ou não.

    Caso precise, temos todo o apoio jurídico necessário.

    Abs!

  55. Imóveis Dorna diz:

    Rafael,

    Segundo o artigo 23 da lei 8.245, de 18 de outubro de 1991, o locatário só será responsável pela reparação dos danos quando por ele causados, portanto estragos provocados pelas chuvas e ventos, motivados pelas intempéries da natureza, conhecidos como “caso fortuito ou força maior”, não serão de sua responsabilidade.

  56. Boa tarde eu alugo uma casa a 1 ano e 8 meses e o proprietário falou q eu tenho q pagar o IPTU da casa.
    Gostaria de saber se o pagamento do IPTU é feito pelo inquilino ou pelo proprietário?

  57. regina diz:

    Boa tarde
    Aluguei um imóvel, ha 6 meses, e tempos de chuva, chove pelos cantos e meio do teto, no contrato diz que iriam providenciar dentro de 40 dias o conserto, depois de quase 60 dias liguei para a imobiliária, então eles vieram, mas apenas parte do problema foi resolvido, e informei que ainda chovia dentro da casa, e o proprietário mandou a imobiliária me avisar que esses vazamentos podem ser da calha e que se for calha, é manutenção então cabe a mim “inquilina” a mandar consertar. Isso esta correto?

  58. Imóveis Dorna diz:

    Regina,

    Manutenção do imóvel realmente é de responsabilidade do inquilino.
    Calhas normalmente entopem. Esse desentupimento não é de responsabilidade do proprietário.

    Abs!

  59. Imóveis Dorna diz:

    Suelen,

    A responsabilidade do IPTU é do proprietário, porém, existem meios legais para que o inquilino se responsabilize por esse valor.

    De acordo com a nova Lei do Inquilinato (Lei 12.112/2010) o pagamento do IPTU pode ser negociado entre ambas as partes: locador e locatário. Mas, para que o pagamento do IPTU passe a ser uma obrigação por parte do inquilino e não gere dor de cabeça para o proprietário, é importante definir esta obrigação no contrato de locação.

    Portanto, o ideal é consultar o seu contrato e verificar o que ele diz.

    Abs!

  60. Juliana diz:

    Bom dia!
    Estamos querendo sair deste Aluquel,nos Samos obrigado pagar o aluguel deste mês sendo que estamos saindo da casa?

  61. Imóveis Dorna diz:

    Juliana,

    Tudo depende do seu contrato, se ele está vencido ou não.

    Caso ele já esteja vencido, você paga apenas os dias que utilizar o imóvel, ou seja, o valor da locação, dividido por trinta, vezes o numero de dias que utilizou.
    Caso não esteja vencido, você paga os dias que utilizar mais a multa contratual proporcional ao tempo restante de contrato.

  62. Irene H. Fischer diz:

    Boa tarde.
    Sou inquilina, única moradora, e recentemente para minha desagradável surpresa minha conta d’água chegou com consumo de 40 m cúbicos. A média é de 2 m cúbicos.
    Comuniquei a SABESP solicitando a visita de um técnico para verificação no relógio do registro. O técnico verificou que o relógio não apresenta defeito. Disse tratar-se de vazamento subterrâneo e que o serviço não é de responsabilidade da SABESP.
    Entrei em contato com a proprietária e esta não quer arcar com as despesas. Não acho justo pois não danifiquei no encanamento. A casa é muito velha, por volta de 45 anos. Já tive outros transtornos como infiltração de água no forro.
    A quem cabe pagar o conserto do encanamento?
    Att,
    Irene.

  63. Imóveis Dorna diz:

    Irene,

    Esse é uma questão de responsabilidade do proprietário, a não ser que você tenha feito alguma reforma que comprometeu a estrutura do imóvel e sua parte hidráulica.

    Caso não haja acordo entre as partes, sugiro que consulte um advogado para defender os seus direitos.

  64. Irene H. Fischer diz:

    Boa tarde.
    Obrigada pela informação.
    Att,
    Irene.

  65. Fabiana c.pedrozo.faria diz:

    Faz já algum tempo que moro nessa casa de aluguel,e passo os problemas ,cheio de infiltrações já passei p\ imobiliária eles não fazem nd, pedi pra troca de casa não me arrumaram oque eu faço

  66. Mary diz:

    Olá, tenho um apartamento alugado no 3 andar, está com problema de vazamento no prédio. A construtora se prontificou a arrumar! O problema vem desde o 5 andar. A inquilina fica me mandando mensagem todo dia pra eu arrumar o apartamento. Sendo que o problema está sendo resolvido aos poucos, pq tem que entrar nos apartamentos de cima pra fazer o reparo até chegar no nosso. Ela pode me pedir algum tipo de indenização.
    Que segundo a mesma está comprando marmitex pq não tem como cozinhar no local por conta do mal cheiro que ficou no local.
    Não estou na negando a arrumar é que não depende só de mim. É das vezes que fui la não senti cheiro nenhum.

  67. Cintia diz:

    Boa Tarde estou com uma duvida aluguei uma sala comercial para uma mecanica ha 5 anos agora ele esta entregando mas estragou mais de 50 % da ceramica mas ele se nega a trocar quer apenas trocar as estragadas concordo mas não esxiste mais no mercado , querendo le colocar de outra cor mas vai ficar colorido ,esta sala esta em uma imobiliaria e agora ele esta indo na justiça alegando querer me indenizar apenas as ceramicas estragadas , MAS QUANDO ELE ALUGOU A SALA ERA NOVA SENDO ELE O PRIMEIRO A ALUGAR ,TUDO NOVINHO SEM NENHUMA CERAMICA QUEBRADA. minha pergunta é qual o dever dele E MEU DIREITO , a imobiliaria não deveria arrumar a sala e depois cobrar dele judicialmente,pois ela me informou que devo aguardar a decisão do juiz, como fico? Ele tambem não quer pagar o aluguel de agora em diante.
    Entendo que se dei para a imobilia alugar ela é quem deve arruma r e depois cobrar dele, ou estou enganada?
    ATT.
    Cíntia

  68. Luciana Matias dos Santos diz:

    Sou inquilina e tem um vazamento no apartamento de baixo só q meu banheiro já foi quebrado duas vezes e não arrumaram dá última vez ficou dois meses tentando encontrar o vazamento com pessoas entrando e saindo toda hora do meu apartamento é com uma sujeirada.
    e agora querem quebrar de novo.e falaram q se eu não deixar o dono receberá uma multa.quero saber se eles tem esse direito???

  69. ALDECY diz:

    SOU A ALDECY –
    TENHO UMA LOJA DE ROUPAS 2 CARROS COLIDIRAM E ENTRARAM NA MINHA LOJA, QUEBROU TUDO..
    TIVE QUE TIRAR TODAS AS COISAS DA LOJA.. COMUNIQUEI A IMOBILIARIA PARA VIR VER A LOJA.
    GOSTARIA DE SABER.. ENQUANTO NAO SE DECIDE A CULPA…
    EU LOCATARIA TENHO OBRIGAÇÃO DE ARRUMAR O PRÉDIO?
    E OS ALUGUEIS ATÉ ARRUMAR A LOJA DEVE PAGAR, SOU OBRIGADA?
    FOI CASO FORTUITO E FORÇA MAIOR.
    E NÃO EXISTE NADA DISSO EM CONTRATO.
    OBRIGADO

  70. Paula silva diz:

    Boa tarde
    Fiz um contrato de dois anos
    O proprietário me comunicou que iria vender o apartamento me deu preferência mas não tinha condições de comprar
    Então comecei a procurar outro lugar ele concordou
    Assim que arrumei e me mudei ele entrou em contato dizendo que a pessoa desistiu é que eu poderia continuar
    Como já tinha fechado outro lugar e agora que me colocar na justiça como quebra de contrato o que devo fazer?

  71. Tô alugando uma casa junto a imobiliária, vou dar aluguel calção de 3 meses, porém Meu esposo é caminhoneiro prestador de serviços, e estamos com algumas restrições no nome, eles não querem alugar tá certo?

  72. Imóveis Dorna diz:

    Paula,

    Dificilmente alguma imobiliária vai aceitar uma locação em que o locatário tem restrições no nome.
    O ideal é quitar as dividas e efetuar a locação após a regularização do cpf.

Deixe um comentário

Seu email não será publicado.

Você pode usar as seguintes etiquetas e atributos HTML:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong> 

Av. Coronel Sezefredo Fagundes, 2079 Jardim Tremembé - São Paulo - SP
© 2020 - Imóveis Dorna